terça-feira, 12 de agosto de 2014

Jackson terá mais tempo no horário eleitoral da TV

Candidato do PMDB terá quase 9 minutos. Eduardo Amorim, pouco mais de 7.

O governador Jackson Barreto, candidato à reeleição pelo PMDB, terá o maior tempo na propaganda eleitoral no rádio e na 
TV
 em Sergipe – 8minutos e 52 segundos. Ele também ficou com o maior número de inserções de pequenos comerciais ao longo da programação das emissoras: 240no total. Seu principal adversário, o senador Eduardo Amorim, candidato a governador pelo PSC, terá 7 minutos e 3 segundos no programa eleitoral. Já a quantidade de suas inserções chega a 190. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa em uma semana, no dia 19 de agosto. 

Como conta com os dois maiores partidos do Brasil em sua coligação, o PT e o PMDB, Jackson Barreto ficou com o maior tempo na distribuição dos espaços na propaganda. Só o PT garantiu 2 minutos e 12 segundos. Já o PMDB somou 1 minuto e 50 segundos. Outros partidos grandes, como o PSD (1 minuto e 16 segundos) e o PSB (45 segundos) foram relevantes para que JB chegasse ao maior tempo na campanha eletrônica. Jackson tem em sua coligação 11 partidos.

Já Eduardo Amorim, embora conte com mais partidos (15) em sua coligação, vê mais da metadedessas legendas não dispor nem de 20 segundos na propaganda eleitoral. O próprio PSC, agremiação do candidato, dispõe de parcos 20 segundos. Os maiores partidos, em termos de tempo de rádio e TV, na chapa de Amorim, são o PSDB (1 minuto e 17 segundos) e o PP (1 minuto). O DEM, partido do prefeito João Alves Filho (DEM), que foi bastante assediado na pré-campanha, possui apenas 38 segundos. 

Os outros três candidatos a governador de Sergipe terão praticamente o tempo mínimo estabelecido na legislação. Sônia Meire (PSOL) terá 1 minuto e 24 segundos. Já Airton da CGTB (PPL) e Betinho (PTN) terão, cada um, 1 minuto e 20 segundos. Na divisão das inserções, ela terá 38 inserções. Os demais candidatos terão 36 inserções cada. 

Senado e proporcionais

O candidato a senador pelo PT, Rogério Carvalho, terá o maior tempo no palanque eletrônico – 4 minutos e 27 segundos. A senadora Maria do Carmo, candidata à reeleição pelo DEM, disporá de 3 minutos e 32 segundos. Os demais candidatos terão 40 segundos cada. Já na divisão das inserções, que são distribuídas ao longo da programação das emissoras, Rogério terá 241 comerciais contra 191 de Maria. Os outros postulantes ficarão com 36 inserções ao longo de todo o período eleitoral.

Os candidatos a deputado federal da coligação “Agora é a Vez do Povo” (do agrupamento liderado por Jackson Barreto) terão, ao todo, 10 minutos e 46 segundos. Já a coligação “Sergipe Meu Amor” (do bloco da oposição) terá 8 minutos e 30 segundos. As demais legendas – Frente de Esquerda, PRTB, PPL e PMN – terão menos de 1 minuto e 30 segundos cada.

Já na disputa entre os candidatos a deputado estadual, as coligações maiores abocanharam a maior parte do tempo. Formada por PT, PMDB, PSB, PSD, o chapão “Agora é a Vez de Sergipe” terá 7 minutos e 12 segundos. Já o bloco formado por PP, PTB, PSL, PSC, PR, DEM, PTC, PSDB, PTdoB e SDD, denominado “Digo Sim a Sergipe”, terá 6 minutos e 17 segundos. A chapinha governista (PRB, PSDC, PDT, PCdoB, PRP e Pros) terá 2 minutos e 32 segundos. A chapinha da oposição (PPS, PHS, PMN, PV e PEN) terá 1 minuto e 39 segundos. A Frente de Esquerda terá o tempo de parcos 1 minuto e 11 segundos.

A propaganda eleitoral começa dia 19 de agosto e vai até 2 de outubro – desegunda a sábado –, em primeiroturno. Ou seja, terá início 47 dias antes do primeiro turno e encerrará três dias antes das eleições. No rádio, a propaganda ocorre das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50. Na TV, ocorre das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário