sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Manoel Sukita condenado pela Justiça Federal

A Justiça Federal condenou ontem o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos (PSB), e o ex-secretário de Finanças do município, José Edivaldo dos Santos.
Por: JornaldaCidade.Net
A Justiça Federal condenou ontem o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos (PSB), e o ex-secretário de Finanças do município, José Edivaldo dos Santos. Eles são acusados de superfaturamento na aquisição de alimentos para a merenda escolar do município, conforme denúncia formulada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Além das compras sem licitação, para a Justiça ficou constatado que houve superfaturamento de mais de 100% nas compras dos alimentos destinados à merenda escolar do município, na época em que Sukita foi prefeito. De acordo com o Ministério Público, grande parte dos mantimentos era comprada, mas não fazia parte do cardápio servido na escola. Ademais, de acordo com a sentença, alguns desses alimentos chegavam a ser jogados no lixo.
As aquisições dos produtos, de acordo com os autos do processo, eram feitas com notas fiscais avulsas e emitidas em nome de pessoas que não eram comerciantes. Para a Justiça, as medidas contrariam os princípios da eficiência, razoabilidade e economicidade das bases do serviço público.
Pelas irregularidades, os acusados devem pagar, individualmente, pouco mais de R$ 24 mil, devidamente corrigidos, além de ficarem impedidos de contratar com o serviço público e ter os direitos políticos suspensos por cinco anos.

Preso
A condenação de Sukita é proferida no momento em que ele está preso no Cadeião, localizado em Nossa Senhora do Socorro, acusado de desviar cerca de R$ 3 milhões de verbas públicas federais, no final da sua gestão, em 2011. Ele foi preso em junho pelo mesmo crime, mas foi liberado. Cerca de um mês depois, atendendo a uma solicitação do MPF que não concordava com a sua soltura, ele voltou a ser custodiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário