quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Quem sai se André e Sukita forem aprovados pela Justiça Eleitoral?

André Moura (PSC) e Sukita (PSB) ainda esperam definição sobre validade dos seus votos.

portal lagartense
Veja análises de jornalistas sobre os resultados das Eleições proporcionais em Sergipe que pode ser alterado, dependendo da decisão da Justiça Eleitoral. André Moura (PSC) e Sukita (PSB) ainda esperam definição sobre validade dos seus votos.
Análise da jornalista Rita Oliveira, na edição desta quarta-feira, 8, do Jornal do Dia:
Polêmica 1
Passadas as eleições, o que muito vem se comentando nas rodas políticas é quem perderá a vaga caso o deputado federal André Moura (PSC) e o ex-prefeito Manoel Sukita (PSB), que concorreram a eleição sub judice, consigam ganhar o recurso em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal.
Polêmica 2
No caso de Sukita, que conquistou em torno de 33 mil votos, o questionamento é se, sendo vitorioso em Brasília, entrará na Assembleia no lugar de Francisco Gualberto (PT) - o último eleito da coligação de Jackson Barreto - ou de Georgeo Passos (PTC), que foi o último eleito pela coligação de Eduardo Amorim.
Polêmica 3
Já no caso de André, que obteve cerca de 72 mil votos, a indagação é se, ganhando o recurso, assumirá no lugar do deputado federal Mendonça Prado (DEM) - o último eleito da coligação de Eduardo Amorim - ou do deputado estadual João Daniel (PT), o último colocado pela coligação de Jackson Barreto.
Resposta
Ontem Mendonça Prado disse que não há nenhuma possibilidade de ser substituído por André Moura se for bem-sucedido em sua empreitada jurídica. Segundo ele, a sua coligação aumentará o número de eleitos em função do coeficiente eleitoral, passando de três para quatro deputados. "A minha eleição, Graças a Deus, está consolidada e eu estou eleito. Não existe nenhuma possibilidade de alteração em relação a mim", aposta.
Análise de Brayner:
Com bases sobre os coeficientes eleitorais, segundo levantamento feito no TRE, em caso da homologação dos registros de Sukita (PSB) para estadual e de André Moura (PSC) para federal a alteração será a seguinte: para a Assembléia sai o deputado Francisco Gualberto (PT) e para a Câmara sai Mendonça Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário