terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Crime cibernético: internauta deve ficar atento com e-mails

‘Phishing Scam’ é tentativa de fraude pela internet para induzir a uma ação.
Por: Antônio Carlos Garcia/ Equipe JC
Foto: Jadilson Simões/ Equipe JC
O titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, Alessandro Vieira, alertou ontem as pessoas para que não abram e-mails que considerarem suspeitos. Esta semana, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nota assegurando que não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório. O delegado observa que ao abrir e-mails falsos, o internauta é levado para uma página onde os dados das pessoais ou bancários podem ser capturados. “Pode haver estelionato ou furto”, ressaltou Vieira.

O MPF informou que caso a pessoa receba alguma mensagem em nome da instituição com o pedido de dados pessoais ou com a indicação de link de acesso, pode se tratar de fraude eletrônica. Estes e-mails falsos enviados em nome da instituição devem ser desconsiderados e apagados. 

A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que tais mensagens sejam deletadas sem que sejam abertas. O usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links, fornecer senhas e outras informações pessoais ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.
De acordo com o delegado Alessandro Vieira, e-mails falsos é uma técnica chamada phishing sacam. O tem faz alusão à palavra inglesa “fishing”, que significa “pescaria”, em tradução livre. A associação com esta atividade não é mero acaso: o Phishing Scam é uma tentativa de fraude pela internet que utiliza “iscas”, isto é, artifícios para atrair a atenção de uma pessoa e fazê-la realizar alguma ação.

Caso o indivíduo “morda a isca”, poderá acabar informando dados bancários ou outras informações confidenciais a desconhecidos, percebendo apenas tardiamente que foi vítima de uma fraude on-line. Da mesma forma, poderá contaminar seu computador com um vírus ou outro malware.

O Phishing Scam - ou somente Phishing - geralmente chega às pessoas via e-mail. Embora também possa explorar outros serviços, como sites de redes sociais, o correio eletrônico é o meio preferido por se tratar da forma de comunicação mais popular e difundida da internet. Além disso, é relativamente fácil criar um e-mail fraudulento.

Normalmente, mensagens do tipo são criadas para parecerem ter sido emitidas por instituições sérias, como bancos, operadoras de telefonia ou órgãos do governo, embora também possam se passar por pessoas. Esta é uma das principais características do Phishing Scam. Outra são os argumentos utilizados para convencer o usuário a clicar em um link malicioso ou em um arquivo anexo suspeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário