sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Bancos não abrirão ao público nos dias 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro

Por: Com informações da Fenaban

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou nesta quinta-feira (18) sobre o atendimento e funcionamento das instituições financeiras no período de Natal e Ano Novo. Os bancos não abrirão ao público nos dias 25 (Natal), 31 (último dia do ano) e 01 de janeiro de 2015 (Dia Mundial da Paz). A Federação ressalta que 30 de dezembro será o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.

A Febraban informou que na véspera do Natal (24), os bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução nº 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. Os horários de funcionamento das agências bancárias serão: 

- Nas agências localizadas nos Estados com horário igual ao de Brasília-DF, o atendimento ao público será realizado das 9h às 11h;

- Nos Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília, o horário local de atendimento será das 8h às 10h (9h às 11h na hora Brasília); 

- Nos Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília, o horário de atendimento será das 8h às 10h (10h às 12h na hora Brasilia); 

- E, nos Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília, o horário das agências será das 7h às 9h (10h às 12h na hora Brasilia). 

No dia 30 dezembro, as agências abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias que estão disponíveis ao público. A FEBRABAN esclarece que o dia 30 será o último dia útil do ano nas instituições financeiras. No dia seguinte, 31, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços. Não haverá atendimento ao público nas agências.

Pagamentos

A FEBRABAN destaca que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil (26/12 e 02/01) sem a incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). A entidade ressalta que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). 

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