quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Alunos e professores se aquecem para o Enem 2014

Notícias Sergipe
Por Tíffany Tavares
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2014 já bate à porta e, para refrescar a memória dos alunos da rede de ensino estadual, a Secretaria de Educação de Sergipe realiza revisões desde essa terça-feira (04), no Colégio Dom Luciano, no centro de Aracaju (SE).
Alunos e professores (foto principal) focam os últimos preparativos para o exame anual mais esperado e uma das formas de ingresso para uma instituição pública ou federal. O Enem será realizado neste sábado (08) e domingo (09) em todos os estados do Brasil.
Rafaela Souza Feitosa, 15 anos (foto ao lado), fará o Enem pela segunda vez. Na primeira, passou para matemática, mas preferiu tentar de novo, agora para o curso de odontologia. “É só lutar contra o nervosismo e procurar permanecer calma. Vale muito a pena vir para as revisões porque ajuda a lembrar os assuntos e descontrair”, disse.
Também é a segunda vez que Larissa Stefany Santana da Cunha (abaixo), 18 anos, faz o Enem, no caso dela buscando ingressar no curso de fisioterapia. “Dessa vez não estou muito nervosa, assisto bastante vídeoaulas, estudo em casa pela internet e acho melhor porque não fico apreensiva e por fim procuro resolver questões de simulados do ano passado”, afirmou.
Dinâmicas de ensino
Mas e os professores, o que fazem para melhorar o aprendizado dos alunos? Em sala de aula vale de tudo. Músicas, fórmulas, até jogar bola, dinâmicas diferentes que ajudam e muito o aprendizado. “Até o professor de educação física é inserido nas revisões para fazer alongamento com os jovens e oxigenar o cérebro”, diz a professora de literatura, português e redação, Rosa Barreto (foto abaixo).
A prioridade nas revisões é responder antigas provas. "Ao longo do ano, temos o nosso material próprio, encaixando as disciplinas dentro do contexto social para que o aluno não deixe de aprender onde vive, quando vive e como vive”, explica a professora Rosa.
“A própria prova de redação exige isso. A partir do momento que o aluno escreve uma redação, ele precisa não apenas dominar a gramática, como ter argumentos de contextos socioculturais atuais, como cidadão. Não é mais você saber conteúdo e sim se inserir dentro do contexto sociocultural. O Enem é cansativo, mas realmente seleciona o aluno mais preparado para as universidades”, analisa.
Fotos: Tíffany Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário