sexta-feira, 9 de maio de 2014

Valadares: Faltam políticas públicas para reduzir os problemas dos conflitos do campo

Valadares: Faltam políticas públicas para reduzir os problemas dos conflitos do campo

Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou voto de pesar pelo falecimento de Dom Tomás Balduíno, bispo emérito da cidade de Goiás e fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Valadares lembrou a atuação incansável do bispo na luta conta os conflitos do campo apresentando relatório de 2013 da Comissão Pastoral da Terra sobre o tema.

Para o senador, a violência é resultado da falta de políticas públicas voltadas para as comunidades rurais. Valadares citou o relatório, que mostrou que nos últimos dez anos, 3.338 pessoas foram mortas em conflitos no campo, e mais de 2 mil ameaçadas de morte. Só no ano passado foram 34 homicídios, entre as vítimas estavam 15 índios. Atualmente, há mais de 240 pessoas ameaçadas de morte nas áreas rurais, 40 delas são mulheres.

O documento revela ainda problemas como disputa por território, despejos violentos, trabalho escravo e o aliciamento de trabalhadores.A seca, a falta de infraestrutura, de serviços básicos, de assistência técnica e de crédito, e a má gestão da política de assentamentos foram apontados pelo parlamentar como os principais motivos para o acirramento dos conflitos.

Na opinião do Valadares é preciso, primeiro, compreender a dinâmica dos povos tradicionais do campo. “O país perceberá ainda a importância de viabilizar formas dignas de relação do homem com a terra, a importância de assentar agricultores e dar-lhes condições para produzir. A importância de investir na reforma agrária e no acesso à terra, com infraestrutura para reduzir as injustiças sociais”, destacou.

Da assessoria, por Ana Paula Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário