Devotos apostam em simpatias.
Por: Redação JORNAL DA CIDADE
E hoje é o dia do santo mais popular do mundo: Santo Antônio. Portanto, para quem é devoto dele, dia de acordar cedo para acompanhar missas, pegar um dos pães bentos ofertados na igreja que leva o nome do festejado, acender velas, fazer orações e, por que não, algumas simpatias. Para a vendedora de ervas Silvaneide Soares, que tem uma das mais tradicionais bancas de ervas e preparos no Mercado Antônio Franco, para quem quer que esta sexta-feira seja cheia de paz e boas energias o ideal é acordar cedo, acender uma vela na cor azul escura e fazer orações para Santo Antônio, que, segundo ela, não desampara nenhum dos fieis.
Foto: André Moreira/ Equipe JC
Segundo Silvaneide, a sexta-feira é ideal para acordar cedo, acender uma vela e fazer orações para o santo; dia cheio de paz e boas energias
Segundo Silvaneide, a sexta-feira é ideal para acordar cedo, acender uma vela e fazer orações para o santo; dia cheio de paz e boas energias
“É meu dia de orar com ainda mais fervor, agradecer e fazer orações para aquele que nunca deixou de atender os meus pedidos. Santo Antônio é poderoso!”, frisou a comerciante. Para quem é supersticioso, o dia de hoje pode ser de azar, afinal de contas é uma sexta-feira, e 13, mas para quem tem fé em Antônio e acredita que ele seja mesmo o responsável por muitos casamentos já realizados por este mundão é o momento ideal para por em prática aquela pequena mandiga guardada ao longo do ano. Ah, mas você não conhece nenhuma simpatia? Não tem problema, nós vamos dizer algumas pra você, todas ensinadas por Silvaneide, a “Galega das Ervas”.
A primeira delas é um banho para atrair o amor. É necessário fazer uma infusão com macaça, água de flor de laranjeira e pétalas de rosa vermelha. O ideal é preparar o banho um dia antes de ser usado, mas isso não significa dizer que você não o possa fazê-lo agora pela manhã e tomar à noite. Depois de usar o banho, jogando o preparo do pescoço para baixo, é fundamental acender uma vela azul escura e orar a Santo Antônio fazendo os pedidos. Ainda no quesito banho, outra boa simpatia é fazer uma mistura com mel e água de flor de laranjeira, e dentro do recipiente colocar o nome da pessoa desejada. No dia seguinte, tomar o banho do pescoço para baixo.
Outra alternativa é pegar uma fita branca e nela escrever o pedido. Depois pegar essa mesma fita e enrolá-la sete vezes na imagem de Antônio. A cada volta dada o pedido é mentalizado e assim que acabar a fita acender também um ponto e orar em agradecimento. Não é para dar nó na fita.
Programações
As festividades na colina que leva o nome do homenageado do dia começam cedo, às 5h, com alvorada festiva, seguida de missa com bênção e distribuição dos pães às 6h. Às 9h ocorre mais uma missa e bênção das crianças, que voltará a ser realizada, junto com mais uma bênção dos pães às 15h. À noite será a vez da tão esperada procissão pelas ruas do bairro, que deve reunir mais de 10 mil pessoas. Mas antes, às 18h30, haverá missa que será celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom José Palmeira. O tema da trezena deste ano foi “Com Santo Antônio subamos à colina na esperança de um mundo mais justo e mais fraterno”.
Em Itabaiana, distante 56 quilômetros da capital, na igreja matriz, a Paróquia Santo Antônio e Almas é “Cristo, a esperança que salva”. As celebrações foram iniciadas no dia 31 de maio e se encerram hoje. Assim como na capital, a programação neste dia 13 começa com alvorada festiva, às 5h, santa missa e a solene (celebrada por Dom Lessa) às 6h e 10h. À tarde, às 16h30, tem a procissão pelas principais ruas da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário