Portal Lagartense
Sala de aula vazia na Escola Adelina Maria (Foto: Tito Oliveira/Portal Lagartense)
Salas de aula vazias e sensação de que as férias ainda não acabaram. Foi assim que as escolas da rede municipal de Lagarto amanheceram no primeiro dia do ano letivo. Com a greve deflagrada pelos professores na última quinta-feira (6), poucos apareceram e consequentemente as aulas não aconteceram.
O Portal Lagartense visitou duas escolas da sede. Na Adelina Maria de Santana Souza, apenas um professor esteve no colégio. "A professora está em estado probatório e preferiu não aderir à greve, mas apenas ela veio", informou a coordenadoria da escola.
No momento da visita da reportagem, não havia alunos nas dependências da unidade escolar. A coordenação disse que poucos foram, no entanto retornaram com a informação de que não haveria aula.
Na Escola Adelina Maria, no centro, apenas uma professora compareceu (Foto: Tito Oliveira/Portal Lagartense)
Já na Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, localizada no conjunto Laudelino Freire, a diretoria comunicou que cinco professores se fizeram presentes, mas o número é insuficiente para que haja aulas. "Tem de ter pelo menos 50 por cento do quadro de professores para que tenha aula. Pela manhã, o Frei Cristóvão possui 16 professores", disse Fátima, diretora do colégio.
A aluna Ana Marilene conversou com a equipe de reportagem do Portal Lagartense. A estudante do 9º ano do Frei revelou que em sua turma apenas a professora de Geografia esteve na escola. "Mas na quarta-feira eu venho, porque disseram que vai ter aula de uma professora", falou a estudante.
Sem aula, o primeiro dia de trabalho para os vendedores de cantinas e vendedores ambulantes que ficam no entorno das escolas não foi o esperado. Com o movimento quase nulo de estudantes, as vendas de lanches, doces e salgados despencaram, se comparadas ao primeiro dia de aula de anos anteriores.
Ainda não há previsão para término da greve, que é consequência do não pagamento dos passivos trabalhistas pelo município referentes ao salário de dezembro e décimo terceiro, ambos de 2012, mas uma audiência entre sindicato e prefeitura está agenda para a próxima quarta.
Sintese
O Sintese informou que também realizou sondagem nas escolas do município na manhã de hoje e constatou que grande maioria dos professores aderiram à mobilização, não comparecendo às escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário